quarta-feira, 13 de outubro de 2010

- O que é essa comoção toda na televisão, Reboliço?
- São os mineiros chilenos que saem de debaixo da terra. Já vão uns nove resgatados.
- Ah, estou a ver... Mas o que foi que se passou?
- Conseguiram levar uma sonda até onde eles estavam, experimentaram a cápsula que trará um a um, e agora estão lentamente a trazer os mineiros para a superfície.
- Sim, já vejo. Mas... o que foi que aconteceu com esses mineiros?
- Luca!... Luca, onde é que tens andado estes dois meses, Luca?
- Uái, por aí... A correr atrás das bicicletas, a ver as borboletinhas e os lírios do campo, a tomar banho de piscina. Quase não tenho visto as notícias, parece-me sempre que está tudo bem.
- Isto passou-se há dois meses, Luca! Dois meses!
- Está bem, pronto, e agora queres que faça o quê?!
- Bem, podias sentar-te um bocadinho a meditar no que é o homem, que apesar de se especializar em guerras e máquinas de morte, é engenhoso e consegue ser solidário quando luta para salvar outros. Senta-te aqui sossegada e lê comigo os relatos. Isto é um passo gigante para a Humanidade, Luca.
- Ora precisamente: já olhaste bem para mim? Eu cá sou cão, Reboliço! Além de que tenho muito que fazer. Hoje ainda nem almocei. Fui!