segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Três poetas brasileiros

VELHOS

Descendo a rua Mato Grosso
Em Higienópolis
Nesta manhã de segunda
Diviso no sentido contrário
O poeta Roberto Piva
Um dos mais importantes
Vivos
Deste país

Estou à direção de meu carro
E acabava de observar
Pelo contador de quilometragem
O número 85358
Me parece muito
Muitos quilômetros rodados
E me chamou a atenção pela simetria

Meu carro está ficando velho
Eu estou ficando velho
O Roberto Piva
De camiseta estiva branca e bermuda azul
Tem Alzheimer e caminha meio bambo
Pela calçada da rua Mato Grosso
Em Higienópolis

É um grande poeta
Um monumento municipal
Desta cidade que ele viu
Crescer da província ao estrelato
No Japão seria um Tesouro Nacional Vivo

Justamente, estava a caminho
Do Centro Cultural Tomie Ohtake
Em Pinheiros
E aqui estou agora

A Tomie Ohtake é nonagenária

Vim pegar no Setor de Documentação
Fotos nas quais apareço com o Saramago
No vernissage de sua exposição
Em Dezembro passado

O José está bem velho
Perdeu alguns centímetros desde a última vez que o vi
Conheço-o há 25 anos e não tenho
Fotos com ele

Quando o conheci ninguém queria saber muito dele
Mas ele escreve prosa de ficção
Muito boa
E hoje é o Nobel da língua
Portuguesa

O Robero Piva
Escreve poesia
Boa também
Mas ao contrário do número no painel
Do meu carro que está ficando velho
Não há simetria entre
Prosa e poesia

Nesta manhã de verão
Descia
Tropegamente
A rua Mato Grosso
Em Higienópolis

SP 2 II 09
(Horácio Costa, in Quando o meu generoso coração falhar, Arqueria, 2009, s. pp. 
Livrito cor de vinho-rosa trazido dentro de um envelope negro , nº 54 de 60 exemplares. No lugar do costume.)