sábado, 5 de julho de 2008

Parabéns, Dafne!

Depois do anúncio, do lançamento e das leituras, o livro de André Tavares Os Fantasmas de Serralves faz a alegria da Dafne:

A Dafne está feliz. O livro Os fantasmas de Serralves, da autoria de André Tavares e publicado em Novembro de 2007, foi finalista dos Prémios FAD 2008 na secção Pensamento e Crítica.

Os prémios FAD são atribuídos por uma associação catalã que «agrupa e apoia os profissionais e instituições que intervêm na concepção do espaço no seu sentido mais amplo». Das diferentes categorias dos prémios de arquitectura só foi ainda dado a conhecer o vencedor da categoria em que os fantasmas foram finalistas.
O júri, composto por Carles Martí Arís, Carles Muro e Miguel Adrià, entre as trinta e três obras consideradas para a categoria atribuiu o prémio a Escritos Críticos de Juan Daniel Fullaondo e um prémio especial ao conjunto editorial da Fundação Caja de Arquitectos e, considerou três obras finalistas: Os fantasmas, a revista Formas publicada pelo Colégio de Arquitectos de Ciudad Real e o livro Morna, Atzaró. La construcción del territorio de Elvissa, de Stefano Cortellaro, publicado pelo Colegio de Arquitectos das Ilhas Baleares.

O júri destacou o livro Os fantasmas de Serralves pelo «minucioso estudo de um lugar destacado da cidade do Porto que hoje alberga um edifício de Álvaro Siza, no qual o relato incisivo, os desenhos e as fotografias se vão entrelaçando com elegância num cuidado produto editorial.»

Ver sinopse do livro | Encomendar livro

The image “http://www.oasrn.org/img_upload/20071122_img.gif” cannot be displayed, because it contains errors.
(Texto principal: Dafne Editores. Imagem anexa à da capa do livro:
Estudo de Jacques-Émile Ruhlmann para o hall da
casa de Serralves, (1931). © Musée des années 30. [Dafne])