domingo, 5 de outubro de 2008

Breukvlak

O título enigmático deste post é o título original do novo romance de Eelco Runia. Vou recebê-lo no correio daqui a dias e não o poderei ler, pois não leio neerlandês. Mas, diz o Eelco, estou no livro. Escreveu-o a partir da experiência de Stanford em 2007 - quando o conheci - e do blogue* que durante o período que lá passou escreveu, a pedido do filho. As palavras que me enviou a descrever o livro dizem-me, por enquanto, mais sobre aspectos da narrativa de blogues e parecem-me muito acertadas:

It is a rather strange book I guess: a kind of philosophical experiment with myself in the form of a weblog. What attracted me in the weblog-form was that it is a break with retrospective narration - not just the hero, but the narrator as well are fundamentally ignorant of what is to come. The weblog-form also enabled me to juxtapose narration (or at least description) with essayism (in Musil's sense). As such it is the record of an obsession - it shows not the stylized, purified end-products (articles, books, lectures) of an obsession but its working, in ‘real time’, on a day to day basis.

(*Compreensivelmente, o blogue foi desligado. Deixou de estar em linha pública. Nos posts em que remetia para ele, o link envia agora para a mensagem do Blogger a avisar que não tenho ordem de entrada. Deixa ver se o livro terá fotografias; se não, chapéu!, lá se foi um bocadinho importante da iconografia destas Cartas.)