Uma das coisas de que mais gosto em House of Bamboo é a quantidade de imagens tomadas com a câmara desde cima, a olhar verticalmente para o chão. A casa de bambu do título passa a ser Tóquio inteira - as casas na água, as pontes de bambu, os teatros e os mercados, as ruas pequeninas vistas desde a roda gigante de um parque de diversões. Isso, o modo como Mariko (Shirley Yamaguchi), mesmo aflita e a fugir de um suposto inimigo, descalça as sandálias de madeira e as deixa do lado de fora antes de correr a porta de papel da casa do tio; e uma imagem lindíssima, poucos minutos depois do início do filme, dos pés de um homem morto sobre a neve com o Monte Fuji ao fundo.
(No final do filme aprendi uma palavra nova: "unstinting". "Twentieth Century Fox acknowledges the contributions of ... the Tokyo Metropolitan Police Department, whose cooperation was unstinting throughout the production of the film.")
(No final do filme aprendi uma palavra nova: "unstinting". "Twentieth Century Fox acknowledges the contributions of ... the Tokyo Metropolitan Police Department, whose cooperation was unstinting throughout the production of the film.")