domingo, 11 de dezembro de 2005

Cedência

"Que filmes recordas de 2005?" Respondi-lhe assim:
"Confesso que tive de recorrer à caixinha onde guardo os bilhetes de cinema, o meu recurso para enganar a preguiça da memória. Houve alguns que vi no Cineclube de Faro e esses tenho de memorizar (não tenho direito a bilhete); além disso, por força de ser por vezes eu a projectá-los, também se distinguem na atenção com que os vejo.
Houve filmes que vi este ano mas não são de 2005. Aqueles que me vieram à ideia assim que pensei em “filmes que vi em 2005” foram Sideways, Last Days e Saraband (ordenados pela data em que os vi; o último, em duas partes, há precisamente três meses). A partir daí, só com maior esforço de re-memória e os tais "aides-mémoire" consegui listar os outros. Creio que esse esforço teve de acontecer devido a dois factores: um, que já nem tento contornar e me pertence como a pele do corpo, é a minha má memória; o outro, que piora muitas vezes o primeiro, a indistinção das obras que me passam pelos olhos – isso já é culpa delas. No final, aparecem os que ainda não vi e acredito que farei por ver."
Notas: 1) Não estão nestas listas todos os filmes que vi em 2005. 2) Tirando os três primeiros títulos, nenhuma ordem subjaz à listagem. Talvez um psicanalista... 3) Só deixo links para aqueles cuja busca pelos títulos resulte em indicações de outras coisas, algumas sem nada a ver com os filmes.
Sideways
Last Days
Saraband
Collateral
Melancholia 3 Huonetta
The Motorcycle Diaries
Vera Drake
Un Long Dimanche de Fiançailles
Mondovino
D'Est
The Aviator
The Incredibles
Finding Neverland
Born Into Brothels
História do Camelo que Chora
The Life Aquatic with Steve Zissou
História Trágica com Final Feliz
Alimentation Générale
Mllion Dollar Baby
Mar Adentro
Lemony Snicket's Series of Unfortunate Events
Inside Deep Throat
Charlie and the Chocolate Factory
Rois et Reine
L'Esquive
Léolo
9 Songs
De Battre Mon Coeur s'est Arrêté

Ainda por ver:
Alice; Brasileirinho; Broken Flowers; The Constant Gardener; A History of Violence; Manderlay; Match Point; Melinda & Melinda; Odete; O Quinto Império - Ontem como Hoje; Le Temps qui Reste