segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Uma dúzia delas

É disparate teu, sem-se-ver. Pensei em negociar (a minha alma de merceeiro...), a ver se ganhava alguma coisa com isto, mas ainda por cima pediste-me uma dúzia, com certeza por saberes que sairia mais barato. Como convivem, neste meu corpinho de muito coçado pêlo curto, forretice com mão-larguice, aqui as tendes. Com explicação e tudo (enfim, não tudo...), pela ordem pela qual me foram assomando. E foi por ser hoje e por não estar a chover.

........granzoal........azul........ (Por mor de fazer o Cesário 153 aninhos hoje. Que bem conservado!)
................agora...................(Em dois enunciados, que isto tem de ter o seu quê de wittgensteiniano: 1) "Now is the winter..." [e só na voz do Al Pacino no Looking for Richard] e 2) "agora a gente escondia-se ali e vinham as pessoas e não viam a gente e depois a gente ria-se, mas sem fazer barulho").................. gnomos..... (em "brincar aos gnomos," directamente ligada à alínea 2 da palavra anterior; vai buscar!)

alguidar
(Não é minha, foi-me dada esta palavra por um professor que tive; nem, quando ma deu, tinha nada a ver com pão ou amassar.)


canivete (Ou navalhinhas, como em "arroz de lingueirão.")
...........................................................................................................
moinho
(Em "as velas do moinho, ú-ú, ú-ú..."; vai buscar, que está ao pé das outras.) ......... e reboliço, não rebuliço! Já agora, tender. Em português e em inglês - conta como duas?

Estas três parecem quatro, mas são mesmo três, acredita: pinguim .................................
amarrar..............anda-cá