quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Contas simples de fazer

– Quantos anos tem este moinho?
– Quantos anos? Olhe, você faz aí a conta, tem a caneta na mão. O meu avô morreu eu tinha quatro anos de casado, o meu… Luís tem 62, tinha 60 (como é que é?...) É assim que eu sei os anos que o moinho tem. O meu avô morreu tinha 84 anos, vá, aponte lá a idade: 84 anos. 50… 50… morreu tinha 84 anos. 60… O meu Luís tem 62: 58 com 4 são 62 – há 58 anos que ele morreu. Morreu com 84 anos e morreu há 58. E escute, escute agora: e quando veio à Inspecção tinha 20 anos, que ele era de Almodôvar, e andavam eles pondo as madeiras em cima além do moinho. Agora desconte os vinte anos, para aí 130 e qualquer coisa de anos! Dá quantos?

(Foto: Reboliço, à parede poente do Moinho. Conversa entre o Avô, o Mano e o Miguel Cabral, num dia de 1993. Há, portanto, uns 15 anos. A certa altura ouve-se a esquilinha do Reboliço, mais um ladrar, que não era dele: o Reboliço não era de muito ladrar.)